
Atividades Extras
Nutricionista
Inglês
Musicalização
Informatica
Artes Marciais
Ballet

As atividades extras curriculares é a ferramenta utilizada para complementar o ensino e aperfeiçoar habilidades.
Estas atividades ajudam a estimular a capacidade de pensar, refletir e desenvolver soluções com criatividade e o fundamental, se divertir.
Nutricionista
Dra. Renata Suleiman CRN- 41399/P
Para todos os alunos ( Berçário, Educação Infantil e Brinquedoteca)
Muitos dos nossos hábitos alimentares são estabelecidos logo nos primeiros anos de vida, e uma alimentação saudável durante a infância é essencial para um excelente crescimento e desenvolvimento, proporcionando condições plenas para o incremento das atividades intelectuais e prevenindo problemas de saúde relacionados à alimentação. Pensando nisso, a escola Trenzinho da Alegria promove a inclusão do profissional nutricionista, integrando os conhecimentos de alimentação e nutrição na escola, onde o mesmo fica responsável pelo:
-Planejamento de cardápios diários que serão servidos às crianças.
-A supervisão, garantindo o cumprimento dos cardápios, o preparo correto dos alimentos e a manutenção da segurança higiênica e sanitária.
-O treinamento do pessoal encarregado do preparo da alimentação escolar (merendeiras).
-A análise de valor nutritivo, garantindo o atendimento às determinações legais de oferta de nutrientes.
- Prepara e aplica aulas práticas para os alunos durante todo o ano.
A escola Trenzinho D’Alegria está cadastrada junto ao órgão competente pela alimentação e Nutrição da escola (Conselho Regional de Nutrição).

Ballet
Professora Carolina Andrade
Para todos os alunos da Educação Infantil (meninas)
O ballet traz muitos benefícios às crianças. Traz leveza, graciosidade, disciplina e dedicação. Os exercícios desenvolvidos em aula trabalham a coordenação motora e a consciência corporal. Ao entrar em contato com a arte, música clássica, histórias e figurinos, a criança passa a trabalhar sua imaginação e a criatividade, principalmente as relacionadas com os contos de fadas.
Os exercícios com música desenvolvem também a musicalidade que será essencial na vida de uma bailarina. Além disso, trabalha a flexibilidade, força muscular, melhora a postura e leva a uma formação íntegra do corpo, proporciona disciplina física e mental para as crianças, ajudando na habilidade corporal.
Observação:
-
As aulas serão aplicadas com didáticas diferenciadas, de acordo com a faixa etária.
-
Os conteúdos também poderão ser alterados conforme o desempenho dos grupos

Artes Marciais
Professor Igor e Thales
Para todos os alunos da Educação Infantil (meninos)

Todas as aulas são ministradas com atividades bem divertidas e lúdicas para ter a atenção das crianças, como, atividade física, coordenação motora, respeito, educação, comportamento, disciplina, autoconfiança, concentração, brincadeiras, socos, chutes, quedas, alongamentos e defesa pessoal.
O conteúdo das aulas são os mesmos para todas as idades, mas sempre adaptados para ser realizado da melhor forma e de acordo com cada faixa etária, e sempre respeitando o tempo e a individualidade de cada aluno. Para a prática desta arte marcial existe somente uma condição que é vontade e desejo de aprender.
Professora Sandra Miranda
Para todos os alunos da Educação Infantil (maternal II, Jardim e Pré-Escola)
Ensinar informática às crianças pode prepará-los para utilizar as inúmeras formas de tecnologia que estão presentes na sociedade. A partir dos 3 anos de idade, as crianças já começam a compreender melhor o mundo, nessa idade os fundamentos básicos já podem ser ensinados, fazendo com que as crianças comecem a interagir com o computador.
É importante ensinar as crianças desde pequenas a lidar com os computadores, com a internet e com a tecnologia, tanto como preparação para o futuro, para a própria diversão, aprendizado e segurança.
Trabalhamos com jogos didáticos para incentivar as crianças no aprendizado.

Informática
Professor Bruno Andrade
Inglês
Para todos os alunos da Educação Infantil (maternal II, Jardim e Pré-Escola)

Trata-se de mais um recurso em prol do desenvolvimento da criança, tendo em vista que o conhecimento em outras línguas, principalmente a inglesa, é quase uma condição para seu sucesso. Nosso sistema de ensino foi desenvolvido a partir da premissa de que é perfeitamente possível educar e ensinar através de atividades pedagógicas lúdicas, recreativas e com total exposição sonora e visual ao idioma inglês.
Para assimilação de uma nova língua, a aquisição é igual a da língua materna, período de “silêncio” em que a criança só ouve, depois passa a repetir e posteriormente tem segurança para utilizar a língua estrangeira de espontânea vontade, seguindo esta forma de aprendizagem, as aulas de inglês são trabalhadas por meio de interação social, atividades concretas, brincadeiras lúdicas, histórias, encenação, imagens, coordenação motora e muita música. Utilizamos do material didático da Editora Positivo “ Just for little Kids”
Professor Thiago
Musicalização
Para todos os alunos do Berçário e Maternal I
O principal objetivo das aulas de música para crianças é estimular suas relações sonoras, corporais com o mundo, a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo. Em momentos lúdicos, eles escutam, se movimentam e exploram diversos instrumentos, como violão, chocalhos, tambores, colheres, reco-recos e triângulos.
O canto do professor, o violão, o cavaquinho, o teclado, a flauta, o pandeiro e outros instrumentos de percussão são algumas das fontes sonoras que os bebês apreciam auditivamente e que estimulam as palmas, os movimentos corporais livres e direcionados, além das brincadeiras. O repertório utilizado com os pequenos é constituído por diversas cantigas de roda.
Estrutura e organização das aulas
As aulas serão realizadas 1 vez por semana, em grupo. Serão utilizados como recursos didáticos histórias musicais e músicas populares oriundas de diversas partes do mundo, visando a fruição, a apreciação e a produção de algum instrumento musical. Os alunos serão estimulados a construir seus instrumentos, cantar, tocar e o mais importante se divertir.
